Institucional


Desde 2004, a Associação Francisco de Assis foi fundada no município de Lagoa da Prata, pelo Dr. Tomaz de Aquino Resende e familiares, que vem ao longo deste tempo apoiando as atividades da entidade.

A AFA – Associação Francisco de Assis, busca atuar na promoção, defesa e garantia de direitos da criança e adolescente em Lagoa da Prata com atividades cultural, esportiva, ambiental, educacional e socioassistencial, com as seguintes oficinas:  dança, teatro, música, karatê, yoga, desenho, xadrez e capoeira. E também tricô e crochê, manicure e pintura em tecido que contribuem para geração de renda dentro do âmbito familiar.

Atualmente estamos no endereço: Capitão José Baia, S/N, Bairro Santa Helena, atendendo uma média de 500 crianças e adolescentes encaminhados pela rede municipal e / ou demanda espontânea na entidade. Dentre elas, em média de 300 crianças estão inclusas no reforço pedagógico, karatê e xadrez nas escolas municipais.

Em 2019, a Associação Francisco de Assis tem à frente uma nova diretoria. Esta que, inicialmente, tem mandato de 4 anos e que ao longo desse período se dispôs a batalhar e dar continuidade aos projetos realizados desde 2004.  A diretoria 2019/2022 é composta pelos seguintes integrantes: Presidente: Synara Aparecida Nicolau, Vice – Presidente: Alexandre de Castro Cardoso, Secretário (a): Lorena Aparecida Borges Nicolau, 1º Tesoureiro(a): Robson Roberto Lopes, 2º Tesoureiro: Francisco Emilio Lopes. Conselho Fiscal: Conselheiro titular: Marcelia Leonor Ferreira Resende, Conselheiro titular: Robson Moraes Almeida, Conselheiro titular: Thalita Dieinifer Miranda Meneses Coutinho, Conselheiro Suplente: José Roberto de Resende, Conselheiro Suplente: Luzia Dalila dos Santos Costa, Conselheiro Suplente: Maria Bruna Mota Pereira.

A associação visa assegurar a transformação social da criança, do adolescente e seus familiares e levando os mesmos buscarem a garantia dos seus Direitos e sua Autonomia. Desenvolvemos estas atividades por acreditar que a desigualdade e a injustiça social ainda persistem e menospreza esse público e que juntos podemos melhorar esta realidade social do nosso meio.

Missão:
Assegurar a transformação social de crianças e adolescentes, seus familiares e comunidade, utilizando metodologias simples e adequadas as condições sociais dos mesmos, através de oficinas e grupos de arte, esporte, proteção ambiental e social. Promover a autoestima do publico atendido, através do desenvolvimento de talentos e realizações pessoais.

Visão:
Atuar na promoção de relevância social às famílias que necessitarem, fortalecendo vínculos e promovendo a cidadania. Prestar serviços de qualidade e ser uma instituição merecedora do reconhecimento publica.

Valores:
-Atuar tendo em vista o modelo de prevenção em todos os âmbitos; buscando a garantia dos Direitos das crianças e adolescente;

-Fortalecer parceria com os demais atores da rede sociassistencial;

-Fortalecer os vínculos familiares e comunitários;

-Entendemos a educação como mobilizadora de um conhecimento critico da realidade que possibilite ao sujeito ser protagonista de sua vida.

-Ter o comportamento ético, a excelência, a flexibilidade, a constante busca por inovações, priorizando a confiabilidade e a fidelidade aos seus objetivos.

-Na condução de suas atividades, observa os princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade.